top of page

Marca para Cofasa Peças

Nakao – Consultoria de Marketing

A marca da Cofasa Peças é composta por logotipo, símbolo e gimmick. A marca foi criada de modo a transparecer e agregar à empresa um perfil popular, com a ideia de peças baratas. Para tanto, optamos por traços simples em toda a construção. Os tipos em itálico (inclinados) sugerem dinamismo. A escolha da fonte leva em conta a facilidade de leitura, ao mesmo tempo em que o desenho simplificado confere um aspecto “popular” e acessível. A aplicação da caixa alta (maiúsculas) no complemento “Peças”, por sua vez, permite ao cliente a imediata identificação do segmento. O modelo caracteriza-se também pela agregação de um símbolo, posicionado à direito do logotipo, que permite uma rápida associação, com a letra “C” na mesma fonte do nome, cercada pela silhueta simplificada de uma engrenagem – remetendo ao ramo de atuação da empresa. Os elementos são envolvidos por uma caixa sólida, dando equilíbrio ao conjunto formado por logotipo e símbolo. As fontes utilizadas foram harmoniosamente redesenhadas, transformando-se em tipografias exclusivas. Já as cores, numa combinação de azul, preto e branco, foram escolhidas de modo a exprimir organização e limpeza, fugindo do estereótipo graxa/bagunça associado ao setor. GIMMICK Os autores Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, em seu Dicionário da Comunicação, definem gimmick como “Recurso, artifício, macete, bossa destinados a atrair a atenção do público. Qualquer truque ou efeito que faz com que determinado anúncio, programa ou texto se destaque dos demais por sua originalidade e desperte interesse do ouvinte, do espectador ou do leitor”. Neste caso, o gimmick é o mascote, destinado a atrair a atenção do cliente por sua originalidade e popularidade, criando empatia pela marca. Foi criado com traços simples, tornando-o acessível, com postura e expressão que lhe conferem simpatia. O uniforme, com as mesmas cores aplicadas no logotipo e na marca, sugere organização e seriedade – representando a postura que o cliente encontrará ao buscar atendimento na empresa.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page